Studio Terapêutico
Medicina Alternativa e Terapias Integradas
Implantação da Medicina Antroposófica no SUS
Quem são os médicos antroposóficos?
A formação em Medicina Antroposófica no mundo todo é considerada uma extensão da formação médica acadêmica. Em resumo, a Medicina Antroposófica é uma prática exclusivamente médica, enriquecida pelo trabalho conjunto, interdisciplinar com outros profissionais, tais como: massagistas rítmicos, terapeutas artísticos, euritmistas e psicólogos. Atualmente no Brasil contamos com vários profissionais com mestrado e doutorado, indicando a permanente ligação com a medicina acadêmica. Além de clínicos e pediatras que ampliam sua prática com os conhecimentos da Medicina Antroposófica, há também outras especialidades: ginecologia, reumatologia, cardiologia, pneumologia, psiquiatria, oncologia; todos em busca de uma renovação de sua prática médica, para a melhoria da qualidade dos tratamentos oferecidos.

SAÚDE
O cenário da saúde pública no Brasil está evoluindo, desde o aumento na demanda de pacientes assim como novas práticas de ação. Já foi legitimado aos governos implantarem políticas de saúde regulamentando o acesso da população às chamadas práticas integrativas e complementares (PICS) através da lei número 971/2006 quee regulariza a prática da Massoterapia.
VOCÊ SABIA?
A Massoterapia é uma técnica terapêutica de aplicação manual usando as mãos, pés, cotovelos, antebraço e faz parte dos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) fazendo parte da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares. A massagem é uma técnica capaz de trazer bem estar, ajudar a amenizar e prevenir dores, desconfortos, problemas emocionais e uma vasta lista de benefícios além entre outras utilidades terapêuticas.


MASSOTERAPIA
no
Sistema Único de Saúde
O Profissional MASSOTERAPEUTA tem como Objetivo à Prevenção, Promoção, Manutenção e Recuperação da Saúde baseando se em modelos de atenção humanizada e centrada na integralidade dos indivíduos.
massoterapiabauru.wix.com/massoterapia
massoterapiabauru.wix.com/massoterapia
massoterapiabauru.wix.com/massoterapia
A Massoterapia traz ao SUS conhecimento e envolvimento multi e interdisciplinar, a fim de levar à efetivação do direito fundamental a saúde como prevê a OMS que é para todos sem discriminação desde a gestação e por toda a vida sendo a atenção integral à saúde um direito descentralizado, municipalizado e participativo atualmente 140 milhões de pessoas tem no SUS o seu único acesso aos serviços de saúde.

REFERÊNCIAS:
* ANDRADE, J. T. Medicina alternativa e complementar: experiência, corporeidade e transformação. Salvador: UFBA; Fortaleza: EdUECE, 2006.
* ANDRADE, J. T. Práticas integrativas no SUS: um avanço para a inclusão terapêutica? Jornal O Povo, Fortaleza, 29 abr./5maio 2007. Caderno Ciência & Saúde, p.07.
* SOARES, S. M. Práticas terapêuticas no serviço público de saúde: caminhos e descaminhos. Tese (Doutorado) - Faculdade de Saúde Pública da USP. São Paulo, 2000.
* STEINER, R.; WEGMAN, I. Elementos fundamentais para uma ampliação da arte de curar. São Paulo: Associação Brasileira de Medicina Antroposófica, 1994.
* TELESI, J. E. As medicinas tradicionais e o Sistema Único de Saúde: a descoberta de uma nova eficácia no campo da saúde pública. Brasília: Texto de colaboração, 2003.


Na China Antiga, registros sobre massagem aparecem no livro Nei Ching que estabelece os fundamentos da medicina tradicional chinesa. Este livro foi escrito por volta de 2500 a.C .
Da China, a manipulação corporal chegou ao Japão e serviu de fonte de emprego para os cegos com refinadas percepções táteis, a partir dai os japoneses desenvolveram o Shiatsu, sua técnica mais conhecida.